Cuidando do Seu Coração

10 curiosidades sobre o seu músculo mais importante: o coração

Seu coração é um órgão que deve ser levado a sério

1. Um coração adulto bate cerca de 100.000 vezes por dia, o que equivale a um batimento por segundo, ou de 60 a 100 batimentos por minuto. Seu coração trabalha 24 horas por dia, 7 dias por semana, para manter você vivo.

 

2. Sua frequência cardíaca muda com a idade e o condicionamento físico. Geralmente, à medida que as crianças ficam mais velhas e os adultos melhoram sua condição física, os batimentos cardíacos se tornam mais lentos.

    • Recém-nascidos (0 a 11 meses): 70 a 160 batimentos por minuto.
    • de 1 a 4 anos: 80 a 120 batimentos por minuto.
    • de 5 a 9 anos: 75 a 110 batimentos por minuto.
    • Crianças a partir de 10 anos e adultos não atletas: 60 a 100 batimentos por minuto.
    • Adultos atletas: 40 a 60 batimentos por minuto.
 

3 .As doenças cardíacas podem causar um derrame cerebral.

Se sentir dor no peito ou congestão, ou se notar que seu coração está batendo em ritmo acelerado ou irregular (arritmia), recomendamos que consulte um médico. Você pode ter fibrilação atrial, uma condição que altera o ritmo normal do coração e aumenta o risco de sofrer um derrame cerebral. Se quer mais informações sobre essa doença, clique aqui.

4. Quer saber o tamanho do seu coração? Cerre o punho.
Em geral, um coração saudável tem o tamanho do punho de uma pessoa; entretanto, um coração doente aumenta de tamanho.

 

5. Sua frequência cardíaca diminui quando você dorme.
É comum que a frequência cardíaca caia para menos de 60 batimentos por minuto, e algumas pessoas podem chegar a 40 batimentos por minuto, durante o sono. Isso acontece porque o metabolismo fica mais lento, e o sistema nervoso parassimpático (responsável pelas funções autônomas do corpo) é ativado, relaxando o coração.

 

6. Os sintomas de ataque cardíaco são diferentes entre mulheres e homens.
Enquanto os homens sentem forte dor no peito (angina), sudorese e náusea, as mulheres costumam sentir falta de ar, tontura, vertigem, dor na parte inferior do peito ou no abdômen superior, e pressão na parte superior das costas.

 

7. Seu nível de atividade física influencia o risco de desenvolver uma doença cardíaca.
Pessoas com baixo condicionamento físico têm duas vezes mais chances de sofrer de doenças cardíacas do que pessoas ativas. É recomendável realizar, semanalmente, pelo menos 150 minutos de exercícios moderados, ou então 75 minutos de exercícios intensos, ou uma combinação dos dois. Conheça os fatores de risco para doenças cardíacas aqui.

8. Existem muitas maneiras de reduzir o risco de doenças cardíacas. Parar de fumar, controlar o colesterol, adotar uma alimentação saudável, controlar a pressão arterial, perder peso e reduzir o consumo de açúcar são ações que têm efeitos positivos.

 

9. Ficar sentado por longos períodos aumenta o risco de doenças cardíacas. Quando estamos mais ativos, mesmo com pequenos movimentos, como levantar-se ou andar de um lado para o outro, nossos músculos acionam genes que criam proteínas para ajudar a processar o açúcar e o colesterol no sangue. Desse modo, quando for necessário ficar sentado por muito tempo, é recomendável levantar-se por alguns minutos, pelo menos a cada uma hora.

10. Seu coração é uma ótima máquina de bombear. A cada minuto, ele bombeia aproximadamente 4,7 litros de sangue por meio de um sistema de vasos sanguíneos para todas as partes do corpo. Isso totaliza cerca de 7.570 litros de sangue por dia.