7 sinais inesperados de insuficiência cardíaca
As doenças cardiovasculares não discriminam idades ou raças, tornando-se até uma das principais causas de morte no mundo tanto para mulheres como para homens, representando mais de 17,6 milhões de mortes por ano em 2016. Se quiser saber mais informações sobre doenças cardiovasculares Clique aqui.
A insuficiência cardíaca é uma condição em que o músculo cardíaco fica fraco e não é capaz de bombear o sangue com eficiência. O termo insuficiência cardíaca não significa que seu coração parou de bombear; Em vez disso, o músculo cardíaco não consegue bombear sangue suficiente para atender às necessidades do corpo.
A insuficiência cardíaca é uma condição progressiva, o que significa que irá piorar gradualmente. No início, você pode não sentir nenhum sintoma, mas com o passar do tempo, a capacidade de bombeamento do seu coração continuará a enfraquecer. Aqui estão 7 sintomas inesperados que algumas pessoas com insuficiência cardíaca apresentam:
1. PROBLEMAS DE SONO
Metade dos pacientes com insuficiência cardíaca apresentam apneia do sono, um distúrbio do sono que ocorre quando o cérebro não consegue enviar sinais aos músculos envolvidos na respiração durante o sono.
Isto pode perturbar a respiração normal, impedindo que oxigénio suficiente chegue ao cérebro, fazendo com que o cérebro tire rapidamente o paciente de um sono profundo, fazendo-o acordar em pânico. Geralmente essa sensação desaparece alguns minutos depois que o paciente se senta.
2. DEPRESSÃO
Você sabia que a depressão é 2 a 3 vezes mais comum em pessoas com insuficiência cardíaca do que em pessoas saudáveis?
Isso pode ser causado pela ansiedade em relação à saúde, pela preocupação com a dependência da família e dos amigos ou pela luta diária de conviver com os sintomas da insuficiência cardíaca.
O exercício moderado regular pode ajudar, pois alguns estudos demonstraram como é bom para o coração, ajudando os pacientes a se sentirem mais otimistas.
3. SEUS SAPATOS NÃO CABEM
O inchaço dos pés e tornozelos são sintomas comuns de insuficiência cardíaca. Isso é causado pelo acúmulo de líquidos e pela redução da função renal adequada. Geralmente o inchaço no tornozelo melhora se a pessoa descansar e se deitar.
Inchaço rápido e inexplicável ou ganho de peso chocante (1-2 kg em 24 horas) devem ser relatados ao médico.
4. TORRE DE ALMOFADA
Quando os pacientes com insuficiência cardíaca estão deitados, podem sentir dificuldade em respirar devido à presença de líquido nos pulmões.
Para ajudar com isso, às vezes os pacientes são aconselhados a se apoiarem em travesseiros adicionais para que possam dormir em uma posição mais ereta. Isso geralmente ajuda o paciente a respirar mais facilmente e a se sentir mais confortável.
5. BAIXA ENERGIA
Falta de ar e baixa energia são dois sintomas comuns de insuficiência cardíaca. Na verdade, muitos pacientes com esta condição
Eles ficam sem fôlego após apenas alguns minutos de atividade física.
Isso ocorre porque uma quantidade menor de oxigênio e nutrientes transportados pelo sangue chega aos músculos e tecidos.
Para muitos pacientes com insuficiência cardíaca, o exercício moderado pode ser benéfico, pois pode fortalecer o coração. Quanto mais apto estiver o coração, mais ele bombeará sangue.
6. TOSSE QUE VOCÊ NÃO PODE PARAR
A insuficiência cardíaca costuma ser acompanhada por tosse ou respiração ofegante persistente, que é outro resultado do acúmulo de líquido nos pulmões.
O agravamento da tosse é muitas vezes uma indicação de que a insuficiência cardíaca está a progredir e o paciente deve contactar o seu médico.
7. SENSAÇÃO DE FRIO
Pacientes com insuficiência cardíaca podem sentir sensação de frio nos braços, pernas, mãos e pés. Isso ocorre porque o corpo direciona a maior parte do sangue quente disponível para o cérebro e outros órgãos vitais.
A circulação pode ser melhorada vestindo roupas quentes, fazendo pequenas caminhadas ou fazendo massagens regulares.
Para saber mais sobre causas, sintomas, fatores de risco e opções de tratamento, visite nossa página sobre insuficiência cardíaca aqui. Se você sentir algum desses sintomas, baixe nosso guia do paciente e marque uma consulta com seu médico para discutir seus sintomas.