8 coisas que todos deveriam saber sobre a saúde do coração
As doenças cardiovasculares não discriminam idade nem raça, e se tornaram uma das principais causas de morte no mundo tanto para mulheres quanto para homens, resultando em mais de 17,6 milhões de óbitos por ano em 2016. Se você quer saber mais sobre doenças cardiovasculares, clique aqui.
O que fazer para cuidar da saúde do coração?
Segundo a Dra. Giardina, professora de medicina no Colégio de Médicos e Cirurgiões de Vagelos, na Universidade de Columbia, “existem mitos associados à dieta diária e confusões sobre alimentos, atividade física e o coração”. Entretanto, a fórmula é mais simples do que parece: uma dieta rica em nutrientes e atividade física manterão seu coração saudável.
A Dra. Giardina nos dá 8 dicas nutricionais para cuidar de nosso coração e mantê-lo saudável:
1. Divida o prato em três partes, cada uma com uma cor diferente. Tente substituir os alimentos brancos, como batata, arroz e massa, por alimentos de cores vivas, como pimentões, berinjelas, beterrabas ou saladas. Mesmo os carboidratos do trigo devem ser limitados, e o foco deve estar sempre na cor dos alimentos.
2. As quantidades importam: muitos não entendem qual é o tamanho ideal de uma porção. No caso do queijo, por exemplo, a porção deve equivaler a dois cubos, e meia xícara de vegetais é a quantidade ideal para qualquer refeição.
3.A Associação Americana do Coração (American Heart Association) recomenda o consumo de oito ou mais porções de frutas e vegetais todos os dias; um adulto médio deve consumir 4 ½ xícaras por dia. Limite a ingestão de carboidratos: uma porção de macarrão, por exemplo, deve ser do tamanho aproximado de um disco de hóquei.
4. Exercitar-se é importante e mais fácil do que você imagina. Não é necessário passar duas ou três horas na academia: 30 minutos de caminhada diária na esteira ergométrica são suficientes.
5. A importância do sono: há evidências de que o sono inadequado e ineficiente está associado a fatores adversos de risco cardiovascular, como obesidade, pressão alta e diabetes tipo 2, que são causas importantes associadas a doenças cardíacas.
6. Não coma por comer e esteja ciente do seu processo de alimentação, diminuindo a velocidade e evitando distrações ao se alimentar. Não só “coma”, mas alimente-se adequadamente: quando você se alimenta, tem consciência daquilo que oferece a seu corpo. Não tenha pressa e perceba quando estiver satisfeito.
7. Se você mora sozinho ou trabalha muito, não se preocupe: dedique uma hora do seu fim de semana para preparar as refeições dos outros dias. Assim você evitará a tentação de pedir comida pronta e prejudicar seu organismo.
Siga esses 8 passos para cuidar da saúde do seu coração. Se você quer saber mais sobre doenças cardiovasculares, clique aqui.