BLOG:8 CONSELHOS PARA SEGUIR NA SUA ROTINA DIÁRIA EM CASA COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA

Na consulta com o seu médico, você pode guiar a conversa com o seguinte documento:

Ao consultar o seu médico poderá direcionar a conversação com este documento.

Ao consultar o seu médico poderá direcionar a conversação com este documento:

BAIXE O GUIA

Ao consultar o seu médico poderá direcionar a conversação com este documento:

Na América Latina, uma das principais causas de mortalidade são as doenças cardiovasculares, que, sendo detectadas a tempo e com o seu devido tratamento, pode salvar a sua vida.

O primeiro a se esclarecer é que a insuficiência cardíaca é uma condição do coração que requer atendimento médico, mas não significa que o seu coração tenha parado. Se desejar conhecer mais sobre esta condição ou se já tiver sido diagnosticado com insuficiência cardíaca, clique aqui

Lembre-se que os seguintes passos serão parte de um processo onde devemos mudar hábitos para melhorar esta condição médica:

  1. Pese-se todos os dias

É importante que tenha um estrito controle do seu peso, conforme a Doutora em cardiologia e professora da Universidade de Missouri em Kansas City, Tracy Stevens, você deve se pesar todas as manhãs, depois de ir ao banheiro. Se aumentar três libras em um dia ou cinco libras em uma semana, é sinal de alerta e significa que você está retendo líquidos. Verifique os seus tornozelos, pernas e abdômen. Se observar inchaço, pode ser um sinal de edema ou de acumulação de líquidos nos tecidos e requer atendimento imediato pelo seu médico.

  1. Controle a sua pressão arterial

O seu médico vai querer realizar o acompanhamento da sua pressão arterial. A razão é que, graças a esta medição, podemos detectar se ocorre uma tensão no coração. Isto pode fazer com que o músculo fique fraco e trabalhe de forma menos eficiente. Uma opção simples é adquirir um monitor arterial para que detalhe as suas medições e o mostre ao seu médico o controle realizado.

  1. Limite o consumo de líquidos

Beber líquidos demais pode piorar a sua condição médica. A doutora Stevens enfatiza que muitas pessoas acreditam que precisam de mais líquidos para limpar o seu organismo, mas este não é o caso de quem sofre de insuficiência cardíaca; os seus rins têm menos capacidade para eliminar o sódio e a água. “A maioria das pessoas precisarão limitar as bebidas, como o café, o chá, sucos, alimentos com alto conteúdo de água, como sopa, melancia, sorvete e gelatina ”, acrescenta a doutora Stevens; o anterior não significa que você deva suprimir as bebidas, mas somente não ultrapassar as quantidades e os líquidos sugeridos pelo seu médico.

  1. Reduzir o consumo de sal

A redução de sódio na sua dieta diária é chave para que a sua condição médica melhore incrivelmente. É importante que reduza o consumo de sal e poderá começar com passos simples para diminuí-lo nas suas refeições. Se comprar enlatados ou congelados, escolha aqueles que estão marcados como “Baixo conteúdo de sal” ou “Sem sal acrescentado”. Deverá evitar o toucinho, os alimentos fritos, comida rápida e a manteiga salgada.

  1. Siga as indicações do seu médico ao pé da letra

Os medicamentos que o seu médico receitar são fornecidos especialmente para os sintomas que afetam a sua condição médica. É crucial que seja muito disciplinado com a ingestão dos medicamentos, coloque lembretes, coloque notas no refrigerador ou utilize organizadores de comprimidos.

  1. Vista-se para o sucesso

Não utilize meias com faixa apertada na parte superior, isto impedirá que chegue sangue dos pés ao coração, e poderá aumentar o risco de formar um coágulo em um vaso sanguíneo da perna. Controlar a temperatura do seu corpo também é importante, pois ajudará a controlar a sua insuficiência cardíaca; estudos demonstram que a diminuição da temperatura corporal pode predizer a doença.

  1. Ter qualidade de sono

Em geral, obter qualidade de sono ótima é o ideal para manter uma saúde muito boa. Quando sofrer de insuficiência cardíaca, descansar se tornará indispensável e quase obrigatório para se manter estável. Conforme uma pesquisa publicada no New England Journal Of Medicine, os pacientes com insuficiência cardíaca têm mais possibilidades de experimentar transtornos do sono, pelo qual se recomenda adquirir uma rotina estrita.

Apresentamos algumas medidas para controlar os seus hábitos de sono:

  • Deite-se e levante-se à mesma hora todos os dias, inclusive aos finais de semana.
  • Mantenha o seu quarto escuro e fresco.
  • Procure travesseiros especialmente projetados para aliviar os sintomas da apneia do sono.
  1. Considere adquirir um monitor cardíaco para controlar o seu avanço

Os sistemas de monitoramento no lar podem mantê-lo seguro e controlar o seu avanço; lembre-se que há diferentes dispositivos que ajudarão com a sua condição. A maioria destes dispositivos rastreiam a sua pressão arterial, frequência cardíaca, peso, retenção de líquidos e temperatura corporal, alguns destes têm funções que criam um alerta justificado para fazer uma checagem.

Para encerrar, é importante que esteja consciente de que a sua condição médica poderá ser superada se tiver um manejo correto no seu lar, além de ser muito rigoroso com os cuidados médicos que o seu médico determinar. Estes simples passos de prevenção ajudarão a ter uma vida mais simples e tranquila com insuficiência cardíaca.

Se desejar conhecer mais sobre as diferentes doenças cardiovasculares, clique aqui..

Na consulta com o seu médico, você pode guiar a conversa com o seguinte documento:

Na consulta com o seu médico, você pode guiar a conversa com o seguinte documento: