Como é viver com um marcapasso?
Esa frase suele generar mucho temor cuando no se ha tenido nunca Em um certo dia, Samuel começou a se sentir mal, muito mal. Seus batimentos cardíacos estavam muito lentos. Ele decidiu ir a um hospital e, após alguns exames, o diagnóstico foi que era necessário implantar um marcapasso.
Essa frase costuma gerar muito medo quando a pessoa nunca teve contato com alguém que tenha problemas cardíacos: “é preciso implantar um marcapasso”. A falta de conhecimento pode inicialmente causar bastante temor, mas, com o tempo, tanto o paciente quanto a família se familiarizam com o dispositivo.
A ciência avançou tanto que, atualmente, os marcapassos permitem que as pessoas levem uma vida normal. Dependendo do uso e do tipo de dispositivo, eles podem durar de sete a dez anos.
un contacto con alguien que tenga problemas cardíacos: “hay que implantar un marcapasos”. El desconocimiento, inicialmente puede generar mucho miedo, pero a medida que tanto el paciente como la familia se va familiarizando con el dispositivo.
La ciencia ha avanzado tanto que actualmente, los marcapasos permiten que las personas tengan una vida normal. Dependiendo de su uso y del tipo de dispositivo, pueden durar de siete a diez años.
Como funciona um marcapasso?
Muitas pessoas com um dispositivo cardíaco implantável retomam suas atividades diárias habituais após se recuperarem completamente da cirurgia. No entanto, pode ser que o seu médico peça para evitar determinadas situações. Ele fornecerá orientações específicas de acordo com o seu caso, mas aqui estão alguns conselhos gerais para seguir após sua recuperação.
Sobre fazer exercícios
Você pode voltar ao seu estilo de vida normal gradualmente, assim que o médico indicar que é seguro fazê-lo. A maioria das pessoas pode continuar praticando exercícios após a recuperação.
No entanto, deve-se evitar contato físico brusco que possa causar quedas ou batidas na área do implante, pois isso pode danificar o dispositivo ou os eletrodos. Fale com seu médico se tiver dúvidas sobre atividades específicas.
Sobre fazer viagens
A maioria das pessoas com dispositivos cardíacos implantados pode viajar livremente, a menos que a condição médica subjacente exija alguma restrição. O segredo para viajar com tranquilidade é se antecipar. Antes de viajar, consulte seu médico.
Precauções
As precauções descritas abaixo devem ser sempre consideradas. Consulte o seu médico para obter mais detalhes:
- Ao passar por detectores de metais (por exemplo, em aeroportos), informe à equipe de segurança que você tem um marcapasso antes de passar, pois o dispositivo pode ativar o alarme.
- É importante lembrar à equipe de segurança que o detector de metais manual não deve ser mantido sobre o marcapasso por um período prolongado (mais de um ou dois segundos), pois o ímã de dentro do detector pode alterar temporariamente o modo de operação do dispositivo.
- Evite as máquinas de ressonância magnética (RM ou RMI) e outros campos magnéticos fortes, já que podem afetar a programação ou a função do marcapasso (exceto marcapassos especiais projetados para tolerar RMIs).
- Evite a diatermia (uso de calor em terapias físicas para tratar músculos).
- Desligue motores grandes, como os de carros ou barcos, ao trabalhar com eles, pois podem interferir temporariamente no funcionamento do dispositivo.
- Evite certos equipamentos de alta voltagem ou radar, como transmissores de rádio ou televisão, soldadores por arco elétrico, cabos de alta tensão, radares e fornos de fundição.
- Telefones celulares vendidos nos EUA (com menos de 3 watts) geralmente são seguros. Uma recomendação geral é manter o celular a uma distância de pelo menos 15 cm do dispositivo. É preferível evitar levar o telefone no bolso perto do marcapasso.
- Fones de ouvido podem conter substâncias magnéticas que interferem no dispositivo quando estão muito próximos. Mantenha os fones a pelo menos 1,2 a 3 cm do marcapasso. Não pendure os fones ao redor do pescoço; guarde-os no bolso ou longe do peito.
- Sempre leve consigo a identificação de que você tem um marcapasso. É recomendável usar uma pulseira ou colar de alerta médico, caso tenha o dispositivo.
Sempre consulte seu médico ou a empresa do fabricante do dispositivo se tiver dúvidas sobre o uso de certos equipamentos perto do marcapasso.
Para mais informações sobre tratamentos para bradicardia, clique aqui.
Conoce aquí información sobre otras enfermedades cardiovasculares como:
Hipertensión
También tenemos algunas guías para que pueda guiar la conversación sobre algunos de sus síntomas o inquietudes con tu médico.