BLOG:FEVE: O NÚMERO SECRETO DO CORAÇÃO.

Na consulta com o seu médico, você pode guiar a conversa com o seguinte documento:

Ao consultar o seu médico poderá direcionar a conversação com este documento.

Ao consultar o seu médico poderá direcionar a conversação com este documento:

BAIXE O GUIA

Ao consultar o seu médico poderá direcionar a conversação com este documento:

Conhecer a sua saúde é muito importante. Geralmente estamos pendentes do nosso peso, dos níveis de açúcar, da pressão arterial, entre outras coisas. Mas você sabia que também é muito importante saber sobre a saúde e a condição do nosso coração para poder prevenir futuras complicações?

Para conhecer a saúde do nosso coração é importante saber qual é a porcentagem do nosso número FEVE.

A Fração de Ejecção de Ventrículo Esquerdo (FEVE) é o termo utilizado para conhecer a porcentagem de bombeamento do nosso coração em cada batida.

Vídeo: O que é o número FEVE e como é diagnosticado?

Como posso conhecer o meu número FEVE?

Para conhecer nosso número FEVE é importante realizar um exame chamado ecocardiograma. Este é um exame que oferece uma imagem em movimento do coração. Mediante ultrassons, a ecocardiografia fornece informação sobre a forma, tamanho, função, força do coração, movimento e espessura das suas paredes; bem como o funcionamento das suas válvulas.[1].

Os especialistas recomendam que este estudo seja realizado uma vez por ano, principalmente por pacientes que já tiveram um infarto. E no caso de apresentar alguma anomalia no estudo, é recomendável realizar o estudo a cada três meses, já que os resultados podem variar com o passar do tempo.

Para saber com precisão qual é o seu número FEVE, há uma medição de porcentagens.

50–75%

A capacidade de bombeamento do coração é

NORMAL

36–49%

A capacidade de bombeamento do coração se

ENCONTRA DIMINUÍDA

35% e menos

A capacidade de bombeamento do coração é

BAIXA

1Fundación Española del Corazón. (2018). “Ecocardiograma”. 14-03-19, de Fundación Española del Corazón Sitio web: https://fundaciondelcorazon.com/informacion-para-pacientes/metodos-diagnosticos/ecocardiograma.html

O que fazer se o seu número de FEVE é baixo ou diminuído?

Se a sua capacidade de bombeamento for baixa significa que o seu coração ficou fraco e que você está vulnerável de ter algum problema no coração, como uma Insuficiência Cardíaca ou uma Parada Cardíaca Súbita..
Por isso recomendamos que visite o seu médico periodicamente, para estar em dia com o seu estado de saúde e, principalmente, conhecer o seu número FEVE.

Certifique-se de consultar maior informação sobre insuficiência cardíaca, para ver se sofre de algum dos sintomas mencionados e baixo os nossos guias para pacientes na parte inferior de cada página, para que possa falar com o seu médico.

Na consulta com o seu médico, você pode guiar a conversa com o seguinte documento:

Na consulta com o seu médico, você pode guiar a conversa com o seguinte documento: