PERGUNTASFREQUENTES

Na consulta com o seu médico, você pode guiar a conversa com o seguinte documento:

Ao consultar o seu médico poderá direcionar a conversação com este documento.

Ao consultar o seu médico poderá direcionar a conversação com este documento:

BAIXE O GUIA

Ao consultar o seu médico poderá direcionar a conversação com este documento:

Encontre aqui a resposta para as perguntas mais frequentes sobre a insuficiência cardíaca.


Buscar

ENTENDENDO A INSUFICIÊNCIA CARDÍACA


R/ Para detectar a insuficiência cardíaca o seu médico pode usar um ou mais dos seguintes exames:

  • Eletrocardiograma (ECG)
  • Ecocardiograma
  • Angiografia
  • Estudo Eletrofisiologista (EEF)

O seu médico também pode realizar um acompanhamento da sua fração de ejecção no tempo que expulsa com cada batida; esta é a porcentagem de sangue que o coração expulsa com cada batida, um indicador chave da saúde do coração e os médicos a usam com frequência para determinar o funcionamento do coração como bomba.

A insuficiência Cardíaca (IC) deve ser tratada por um especialista em Cardiologia ou Medicina Interna.

Se tiver insuficiência cardíaca, o seu prognóstico depende da causa e da gravidade, da sua saúde geral e de outros fatores, como a sua idade. As complicações podem ser as seguintes:

  • Dano ou insuficiência renal. A insuficiência cardíaca pode reduzir o fluxo sanguíneo aos rins, o que, com o tempo, pode provocar insuficiência renal, se não for tratado. O dano renal devido à insuficiência cardíaca pode requerer diálises como tratamento.
  • Problemas nas válvulas cardíacas. As válvulas do coração, que mantêm o fluxo de sangue na direção adequada neste órgão, podem não funcionar de forma adequada se o coração estiver dilatado ou se a pressão no coração for muito alta devido à insuficiência cardíaca.
  • Problemas do ritmo cardíaco. Os problemas no ritmo cardíaco (arritmias) podem ser uma possível complicação da insuficiência cardíaca.
  • Dano hepático. A insuficiência cardíaca pode provocar uma acumulação de líquido que exerce pressão demais sobre o fígado. Esta acumulação de líquido pode gerar cicatrizes, o que dificulta mais que o fígado funcione de forma adequada.

Mudanças no estilo de Vida:

O seu médico pode recomendar mudanças no estilo de vida, como deixar de fumar, limitar o consumo de sódio, emagrecer ou reduzir o nível de estresse. Tais mudanças podem ajudar a aliviar alguns dos sintomas associados à insuficiência cardíaca e reduzir a tensão arterial do coração.

Medicamentos para o Coração: São usados vários tipos de medicações para tratar a insuficiência cardíaca. O seu médico pode receitar inibidores da enzima transformadora de angiotensina, betabloqueadores, anticoagulantes e diuréticos, entre outros. Em geral, costuma-se usar uma combinação destes medicamentos.

Terapia de Ressincronização Cardíaca (TRC): A TRC é uma opção de tratamento clinicamente comprovado para tratar algumas pessoas com insuficiência cardíaca. Um marcapassos ou dispositivo cardíaco para TRC envia pulsos elétricos diminutos às cavidades inferiores do coração para ajudar a bater de forma mais coordenada ou “sincronizada”. Isto pode ajudar a melhorar a eficácia de bombeamento do coração.

Cirurgia Cardíaca: Se a sua insuficiência cardíaca for causada ou piorar devido a uma válvula fraca, é possível que o seu médico considere uma cirurgia cardíaca para reparar ou substituir a válvula. Se a insuficiência cardíaca for grave e irreversível, talvez seja considerada uma cirurgia de transplante do coração.

Fale com o seu médico sobre quais são as opções de tratamento indicadas para você.

IMPLANTÁVEIS


Um dispositivo de TRC envia pequenos impulsos elétricos indetectáveis a ambas as cavidades inferiores do coração para ajudar a bater juntas, com um padrão mais sincronizado. Isto melhora a capacidade do coração de bombear sangue e oxigênio ao corpo.

Geralmente, o procedimento para implantar um dispositivo cardíaco é realizado com anestesia local. Não requer uma cirurgia de coração aberto e muitos pacientes retornam ao seu lar dentro das 24 horas. O seu médico fornecerá informação mais detalhada, mas a maioria dos pacientes pode esperar retomar gradualmente as suas atividades diárias pouco depois do procedimento.

Experimentar uma descarga de um dispositivo de TRC que contém um desfibrilador implantável pode ser uma preocupação para muitos pacientes. É muito provável que a descarga o pegue de surpresa.
Depois que ocorrer a descarga poderá se sentir bem ou poderá se sentir tonto, com náuseas ou desorientado. É importante falar com o seu médico e preparar um plano para que saiba exatamente o que fazer quando experimentar uma descarga. É possível que o seu médico queira que ligue para ele ou que programe uma consulta depois de ter tido uma descarga.

Às vezes, os pacientes se perguntam se mostram uma protuberância notável onde foi implantado o dispositivo cardíaco. Em geral, poderá perceber um leve volume embaixo da pele, no local onde o seu dispositivo foi colocado.

Um dispositivo cardíaco implantável permite que muitos pacientes realizem atividades das quais gostam. O seu médico terá maior informação sobre as atividades que talvez você deva evitar.
Se o seu dispositivo de TRC contém um desfibrilador implantável, isto poderá incluir atividades nas quais alguns segundos de perda do conhecimento poderão ser perigosos para você ou para outras pessoas. No entanto, a maioria das pessoas retoma as suas atividades diárias depois de se recuperar por completo da cirurgia.

Sim. Quando se fala de um telefone celular, mantenha a antena do telefone a seis polegadas de distância do marca-passo e utilize o telefone no ouvido do lado oposto do marca-passo. Também lhe recomendamos que evite colocar o telefone celular em um bolso próximo do dispositivo cardíaco implantável.

Sim. A maioria dos produtos eletrodomésticos são seguros de utilizar, entanto se mantenham adequadamente e em bom estado de funcionamento. Isto inclui os fornos micro-ondas, os eletrodomésticos grandes, cobertores elétricos e travesseiros térmicos.

Os produtos que contêm imãs, tais como produtos de terapia magnética, alto-falantes estéreo e aparelhos de massagem de mão podem afetar temporariamente o funcionamento do dispositivo cardíaco implantável. Portanto, recomenda-se que mantenha os elementos que contêm imãs pelo menos a seis polegadas de distância do dispositivo cardíaco. Não é recomendado o uso de cobertas magnéticas para colchão e travesseiros, posto que é difícil manter uma distância de seis polegadas quando se utilizam estes elementos.

Levando em consideração a duração curta da inspeção de segurança, é pouco provável que o seu dispositivo cardíaco implantável possa ser afetado pelos detectores de metais ou escâneres de imagens de corpo completo, tais como aqueles encontrados nos aeroportos, juizados e prisões. Para minimizar o risco de interferência com o marca-passo temporário enquanto passar pelo processo de controle de segurança; evite tocar as superfícies metálicas ao redor de qualquer equipamento de detecção. Não se detenha ou permaneça em um arco de percurso; simplesmente caminhe através do arco a um ritmo normal. Caso for utilizada uma varinha de mão, solicite ao operador de segurança não o sustentá-lo sobre seu dispositivo cardíaco implantável e não balançar para trás e para frente sobre o seu dispositivo cardíaco implantável.

Você também pode solicitar um registro manual como uma alternativa. Caso você tiver preocupações sobre estes métodos de controle de segurança, mostre o seu cartão de identificação do dispositivo e siga as instruções do pessoal de segurança.

Antes de se submeter a algum procedimento médico, informe sempre ao médico, ao dentista ou ao técnico que você tem um dispositivo cardíaco implantado. É possível que precisem falar com o seu cardiologista antes de fazer o procedimento, especialmente se o procedimento for novo ou pouco comum.

Alguns procedimentos poderiam afetar potencialmente a função do seu dispositivo cardíaco, e tais procedimentos podem precisar medidas de precaução para evitar ou minimizar qualquer impacto sobre você ou o seu dispositivo.

Na consulta com o seu médico, você pode guiar a conversa com o seguinte documento:

Na consulta com o seu médico, você pode guiar a conversa com o seguinte documento:



Siga-nos


ESCREVA-NOS


TERMOS E CONDIÇÕES

As informações contidas neste site não constituem um aconselhamento médico. Consulte o seu médico para informações de diagnóstico e tratamento.



Siga-nos


ESCREVA-NOS


As informações contidas neste site não constituem um aconselhamento médico. Consulte o seu médico para informações de diagnóstico e tratamento.