Cuidando do Seu Coração

Viver com Doenças Cardiovasculares

Cuidados, dicas e recomendações

Depois de saber o que são as doenças cardiovasculares, provavelmente o que mais lhe interessa é a forma como irá encarar a sua doença. Por isso é importante conhecer alguns dos cuidados e mudanças de hábitos, para realizar seu tratamento de forma mais suportável.

É claro que você deve levar em consideração as recomendações do seu médico, mas essas dicas lhe darão uma ideia de como levar um estilo de vida saudável e se sentir melhor.

descansar

Mantenha sua energia

Cuide da sua saúde emocional

Muitas pessoas ficam ansiosas, deprimidas ou preocupadas quando têm uma doença cardíaca; por isso é importante conversar com um especialista caso sinta esses sintomas.

Pessoas com doenças crônicas correm maior risco de depressão, pois a ansiedade e o estresse relacionados à doença podem desencadear sintomas de depressão.

A depressão deve ser diagnosticada por um especialista e tratada com terapia (geralmente cognitivo-comportamental) e, em alguns casos, com medicamentos.

salud emocional
realizar ejercicio

Mantenha-se ativo

Dicas de alimentação

Para manter e melhorar a nossa saúde cardiovascular

É importante referir que cada plano alimentar necessita de uma avaliação individual, por isso aconselho sempre a consultar a sua equipa de saúde, médico e nutricionista antes de qualquer alteração que pretenda fazer, e que seja adequada ao seu gosto e necessidades. Lembre-se que não custa nada integrar um cardiologista na equipa, pois desta forma enriquecemos o tratamento.

Dicas de medicamentos

Após o seu diagnóstico, é muito provável que você receba uma receita do seu médico, com os medicamentos que vão melhorar a sua qualidade de vida.

Por isso é importante que você considere os seguintes aspectos: Tome seus medicamentos, todos os dias, no mesmo horário. É bom manter o controle de sua medicação.