
O que fazer quando ocorrem desmaios inexplicáveis?
O desmaio, também chamado de síncope, é uma perda repentina de consciência que ocorre quando a pressão arterial diminui e o cérebro não recebe oxigênio suficiente. Caso você desmaie ou «perca os sentidos», o episódio pode durar pouco tempo, geralmente alguns segundos. Em algumas ocasiões, o desmaio pode parecer uma crise.
Motivos pelos quais os desmaios ocorrem:
Se você desmaiar uma ou várias vezes sem razão aparente
Se desmaiar durante exercícios físicos
Se apresentar palpitações ou outras irregularidades cardíacas antes ou depois do desmaio
Se houver histórico familiar de desmaios não diagnosticados ou morte súbita cardíaca
Algumas causas de desmaios não são fáceis de explicar e podem representar um risco de morte.
Pontos importantes a serem considerados:
- Se você desmaiar uma vez ou repetidamente sem razão aparente, procure assistência médica.
- Se sentir tonturas, palpitações cardíacas ou episódios de crise, são bons motivos para consultar um médico.
Se o desmaio for causado por problemas cardíacos
Se o desmaio estiver relacionado a um ritmo cardíaco anormal, as opções de tratamento podem incluir:
- Mudanças no estilo de vida
- Medicamentos
- Marca-passo ou desfibrilador automático implantável (DAI)
- Procedimento de ablação por cateter
- médico determinará o tratamento com base na sua condição.
Quando procurar orientação médica sobre desmaios:
- Se você desmaiar uma ou várias vezes sem razão aparente
- Se desmaiar durante exercícios físicos
- Se apresentar palpitações ou outras irregularidades cardíacas antes ou depois do desmaio
- Se houver histórico familiar de desmaios não diagnosticados ou morte súbita cardíaca
Coleta de dados sobre desmaios
O diagnóstico correto de desmaios infrequentes, mas recorrentes, começa com a coleta de informações sobre os seus próprios episódios de desmaio. Seu médico ou equipe médica desejará conhecer esses dados. Explore as diferentes doenças cardíacas que abordamos aqui para verificar se você apresenta sintomas semelhantes, além dos desmaios, e faça o download do nosso guia do paciente para discutir com seu médico.
.
Buscar um especialista para tratar desmaios
As causas dos desmaios são variadas, assim como os especialistas que podem diagnosticá-los. Seu médico pode encaminhá-lo a um dos seguintes especialistas para uma avaliação mais detalhada:
Cardiologista: Médico especializado no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças do coração e dos vasos sanguíneos.
Electrofisiologista: Cardiologista especializado no diagnóstico e tratamento de batimentos cardíacos anormais, incluindo batimentos muito rápidos, muito lentos ou ineficazes (palpitações).
Neurologista: Médico especializado no diagnóstico, tratamento e controle de distúrbios do cérebro e do sistema nervoso.
Epileptologista: Neurologista especializado no diagnóstico e tratamento da epilepsia.
Exames para determinar a causa dos desmaios
Os exames para identificar a causa dos desmaios podem variar de pessoa para pessoa. Se o médico suspeitar que uma condição cardíaca está causando os desmaios, uma ou mais das seguintes opções de diagnóstico podem ser utilizadas para obter informações sobre o coração:
Ao examinar os ritmos cardíacos antes ou depois de um desmaio ou de situações semelhantes, o médico pode identificar com clareza se os desmaios estão relacionados a uma causa cardíaca ou não.
Algumas das provas para determinar a causa dos desmaios incluem:
Ecocardiograma: Um dispositivo chamado transdutor é colocado no peito, emitindo ondas sonoras que rebatem no coração. Isso cria uma imagem «em movimento» do coração e das válvulas cardíacas, além de fornecer informações sobre o bombeamento do coração.
Eletrocardiograma (ECG): Um exame que registra a atividade elétrica do coração utilizando eletrodos conectados por cabos a um monitor. Os eletrodos são colocados no peito, braços e pernas. O exame dura alguns minutos.
Eletroencefalograma (EEG): Um exame que registra a atividade das ondas cerebrais para ajudar a determinar se e/ou onde podem ocorrer crises.
Estudo eletrofisiológico (EF): Procedimento que reproduz ritmos cardíacos anormais e batimentos extras para interpretar os impulsos elétricos do coração e suas respostas. Cateteres são introduzidos no coração, e o procedimento dura cerca de duas horas.
Holter externo: Um dispositivo portátil usado para registrar a atividade elétrica do coração após um desmaio. Após o episódio, a pessoa pressiona um botão no dispositivo para capturar a atividade cardíaca. O dispositivo é usado continuamente no pulso ou na cintura por vários dias ou até um mês.
Registro Holter: Mede e registra a atividade elétrica do coração utilizando eletrodos colocados no peito, conectados a um monitor portátil. O registro Holter é usado continuamente por um ou dois dias.
Holter subcutâneo: Um dispositivo implantável que monitora continuamente os ritmos cardíacos automaticamente ou com ativação do paciente. Ele é implantado durante um procedimento ambulatorial simples e pode permanecer sob a pele na parte superior do tórax.
Reconhecimento médico e Histórico médico: Um profissional de saúde realizará um exame físico detalhado e fará perguntas sobre os sintomas e o estado de saúde da pessoa.
Teste de esforço: Realizado enquanto a pessoa faz exercícios, mede o funcionamento do coração quando a demanda por oxigênio aumenta.
Mesa de inclinação: Um procedimento que recria condições que podem levar ao desmaio. A pessoa deita-se em uma mesa que muda de ângulo enquanto está conectada a uma máquina que permite ao médico medir a resposta da pressão arterial, frequência e ritmo cardíacos às mudanças de posição do corpo.
Vá preparado para discutir com o seu médico aspectos específicos sobre os seus desmaios. Algumas perguntas que você pode fazer incluem:
1. Os desmaios podem estar relacionados ao coração?
2. Quais exames são necessários para determinar por que eu desmaio? O que esses exames podem revelar?
3. Devo consultar um cardiologista para identificar a causa dos desmaios?
Se você deseja saber mais sobre doenças cardiovasculares, clique aqui para acessar nosso guia do paciente.